Quem sou eu

Minha foto
Apenas um menino que gosta de escrever sobre o que sabe e o que pensa. Sobre sonhos conscientes e inconsciente. Sobre a vida em geral e sobre uma vida distinta. Não sou como uma caixa, tenho vários lados, alguns desconhecidos até por mim.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mudanças


   Na vida acontecem muitas mudanças. Mudanças de estado, de escolha, de lugar, de tempo, de material, de nome, de sentimento, de opinião, etc.
Há pequenos disfarces que são chamados de mudança: como algumas maquiagens “o rouge virou blush”, “o brilho virou gloss”, “a peruca virou... alongamento”, “Confete virou MM” e “a escova virou chapinha”. Se você prestar atenção, quase não houve alteração. Mas o nome foi alterado para seguir as MUDANÇAS do tempo: como os “problemas de moça viraram TPM”. E por que aconteceram essas mudanças do tempo? A poesia de (autor) explica: “fauna e flora a desaparecer”, “a maconha é calmante” e “a guerra superou a paz”.
Mas fique calmo, nem toda mudança foi para pior. Há também as mudanças evolutivas. Houve coisa que mudaram para melhor, que evoluíram. Para mim se dividem em dois grupos: as que aconteceram para que nossas vidas ficassem mais fáceis e as que apenas melhoraram o produto. As que facilitam nossas vidas: “o espaguete virou Miojo pronto” para facilitar a vida de adolescentes preguiçosos, “os halteres viraram bomba” para rapazes vaidosos e impacientes, “a caneta virou teclado” para os jovens que se tornaram ‘semianalfabetos’, “o álbum de fotos agora é mostrado por e-mail” para não perdermos tempo revelando fotos e mostrando para nossos pais, “polícia e ladrão virou conter strike” para que as crianças fiquem obesas, agressivas e frias, “e o fio dental virou antisséptico bucal” para as crianças que odeiam escovar os dentes. E as que melhoram um produto: “o long play virou CD” e “o CD já é MP3” para termos uma melhor qualidade de som, “a fita de vídeo é DVD” para termos uma melhor qualidade de imagem.
E há uma das mudanças mais difíceis: as que envolvem nossos ídolos. “Lobato virou Paulo Coelho”, pois as crianças não querem mais ler, “Caetano virou um chato”, pois sua poesia não é num ritmo dançante, “Elis ressuscitou em Maria Rita?” está a pergunta, mas onde está a resposta? “Raul e Renato, Cássia e Cazuza, Lennon e Elvis” todos mortos, como diz (o autor): “Todos anjos”. Quem ficou? Cine e Restart, Perla e Latino, Eminem e Jay-Z. A qualidade de som melhorou, mas a qualidade da música piorou.
Algumas mudanças nos ajudam, vêm para melhorar a vida. E outras nos atrapalham, nos deixam tristes e nos tornam pessoas que não queremos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário