Na vida acontecem muitas mudanças. Mudanças de estado, de escolha, de lugar, de tempo, de material, de nome, de sentimento, de opinião, etc.
Há pequenos disfarces que são chamados de mudança: como algumas maquiagens “o rouge virou blush”, “o brilho virou gloss”, “a peruca virou... alongamento”, “Confete virou MM” e “a escova virou chapinha”. Se você prestar atenção, quase não houve alteração. Mas o nome foi alterado para seguir as MUDANÇAS do tempo: como os “problemas de moça viraram TPM”. E por que aconteceram essas mudanças do tempo? A poesia de (autor) explica: “fauna e flora a desaparecer”, “a maconha é calmante” e “a guerra superou a paz”.
Mas fique calmo, nem toda mudança foi para pior. Há também as mudanças evolutivas. Houve coisa que mudaram para melhor, que evoluíram. Para mim se dividem em dois grupos: as que aconteceram para que nossas vidas ficassem mais fáceis e as que apenas melhoraram o produto. As que facilitam nossas vidas: “o espaguete virou Miojo pronto” para facilitar a vida de adolescentes preguiçosos, “os halteres viraram bomba” para rapazes vaidosos e impacientes, “a caneta virou teclado” para os jovens que se tornaram ‘semianalfabetos’, “o álbum de fotos agora é mostrado por e-mail” para não perdermos tempo revelando fotos e mostrando para nossos pais, “polícia e ladrão virou conter strike” para que as crianças fiquem obesas, agressivas e frias, “e o fio dental virou antisséptico bucal” para as crianças que odeiam escovar os dentes. E as que melhoram um produto: “o long play virou CD” e “o CD já é MP3” para termos uma melhor qualidade de som, “a fita de vídeo é DVD” para termos uma melhor qualidade de imagem.
E há uma das mudanças mais difíceis: as que envolvem nossos ídolos. “Lobato virou Paulo Coelho”, pois as crianças não querem mais ler, “Caetano virou um chato”, pois sua poesia não é num ritmo dançante, “Elis ressuscitou em Maria Rita?” está a pergunta, mas onde está a resposta? “Raul e Renato, Cássia e Cazuza, Lennon e Elvis” todos mortos, como diz (o autor): “Todos anjos”. Quem ficou? Cine e Restart, Perla e Latino, Eminem e Jay-Z. A qualidade de som melhorou, mas a qualidade da música piorou.
Algumas mudanças nos ajudam, vêm para melhorar a vida. E outras nos atrapalham, nos deixam tristes e nos tornam pessoas que não queremos ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário