Quem sou eu

Minha foto
Apenas um menino que gosta de escrever sobre o que sabe e o que pensa. Sobre sonhos conscientes e inconsciente. Sobre a vida em geral e sobre uma vida distinta. Não sou como uma caixa, tenho vários lados, alguns desconhecidos até por mim.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Alfabetização e Letramento – Os Desafios Contemporâneos

Embora as pessoas tenham passado a se preocupar mais com a educação, o acesso à alfabetização tenha aumentado e o percentual de alfabetizados tenha superado o de analfabetos, estudos indicam que alunos do 5º anos mostram dificuldades no uso da leitura e da escrita durante as produções textuais.
Pois a educação luta contra vários desafios. Mas um dos maiores e mais antigos desafios é a política. Pois muitas crianças não são alfabetizadas por falta de recursos em casa e na escola. Embora o governo tenha aumentado o investimento em professores, material didático, merenda, etc. Com esse aumento nos investimentos, no século 20, aconteceu a entrada das classes baixas na escola, pois os ricos e pobres têm a mesma capacidade de aprendizado. O que difere em cada criança é o estimulo empregado.
Para um bom aprendizado é preciso criar condições letráveis em sala de aula, com livros, cartazes, um ambiente rico em cultura, para que ele seja alfabetizado - conquistando a base alfabética - e letrado - aprendendo a usar essa base alfabética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário