Quem sou eu

Minha foto
Apenas um menino que gosta de escrever sobre o que sabe e o que pensa. Sobre sonhos conscientes e inconsciente. Sobre a vida em geral e sobre uma vida distinta. Não sou como uma caixa, tenho vários lados, alguns desconhecidos até por mim.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mar Morto - Jorge Amado

Resumo apresentado por aluna da 3001 CN:
Guma, que é um pescador, foi criado por um tio e sua mãe, que era uma prostituta, só o conhece aos 11 anos. Aos 18 anos vira amante de Rosa Palmeirão.
Na festa de Iemanjá, vê uma moça que o olha constantemente, mas a perde de vista. E Guma descobre que ela é irmã de um amigo e marcam um encontro. E durante uma entrega, decide fugir do encontro. No seu destino, ele resolve voltar e conhece Lívia. Mas os tios de Lívia não gostaram desse relacionamento, mas seu amigo o ajuda. E eles se casam.
Quando estão juntos, a vizinha, Esmeralda, o faz trair a esposa. O marido de Esmeralda descobre a traição e mata Esmeralda e depois se mata. Guma arrependido da traição tenta se matar, mas é socorrido e Lívia ao descobrir entra em trabalho de parto.
Ao sair do tabalho no saveiro, trabalha como contrabandista e morre tentando salvar o filho de um dos contrabandistas. E Lívia e Rosa Palmeirão foram trabalhar no mar para ficarem junto de Guma, no mar encontram com Iemanjá.

Um comentário:

  1. Rafa, que impressão você teve de Guma? Como ele se construiu no enredo? Como se "desconstruiu"?
    Por que o Mar é Morto? Haveria uma possibilidade de ele deixar de ser morto?...
    Acho que já chegamos a um nível de leitura que podemos explorar um pouco mais profundamente certas questões a partir da narrativa e não ficarmos somente a resumir as histórias lidas. Vamos tentar?

    ResponderExcluir