Quem sou eu

Minha foto
Apenas um menino que gosta de escrever sobre o que sabe e o que pensa. Sobre sonhos conscientes e inconsciente. Sobre a vida em geral e sobre uma vida distinta. Não sou como uma caixa, tenho vários lados, alguns desconhecidos até por mim.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Desenvolvimento e Meio Ambiente – podem andar juntos?


Desmatamento, poluição, perigo de extinção em massa, consumismo desenfreado, aquecimento global – temas que vêm sendo muito discutidos de alguns anos para cá. Tudo isso surgiu a partir dos efeitos do “desenvolvimento humano”, quanto mais se quer, mais se retira da natureza, mais recursos são gastos. O que vale mais: enriquecer e não poder usufruir ou viver equilibradamente e viver mais?
Ultimamente tem se discutido muito os efeitos do desenvolvimento no meio ambiente. Mas de que adianta o GREENPEACE lutar pelas baleias e a RIO +20 decidir alguma emenda, se muitos governantes pensam como George W. Bush: “Somos os mais poluidores […] mas se for preciso poluiremos mais para evitar uma recessão…”?
Todos devem repensar o seu consumo: as empresas deveriam parar de produzir de matéria-prima virgem e reciclar aquilo que já foi produzido e não é mais usado. As pessoas deveriam reduzir a sua produção de lixo e separar o lixo produzido, deveriam também reduzir o consumo de energia. Os governantes deveriam investir mais nos movimentos de preservação ambiental, deveriam investir em projetos de reciclagem e reutilização de materiais, investir na produção de energia limpa e menos agressiva, etc.
Se medidas não forem tomadas, “quantos planetas serão necessários” para que muitos países cheguem ao nível de países como EUA, Austrália, etc?
Tema: Desenvolvimento e Preservação Ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário